Núcleo de Estudos em Formação Docente – Campus Avançado Goioerê

– Ensino e Aprendizagem
– Fundamentos da Educação e Currículo Integrado

Relevância:

A relevância deste grupo está em construir uma crítica sobre o modelo de formação dada para a compreensão do conceito de relação educacional que é assumida no meio formativo. A característica fundamental dos trabalhos do grupo consiste em ser um suporte crítico-reflexivo para os debates sobre os planos pedagógicos, bem como a compreensão de propostas de currículos norteadores da formação integral, ou omnilateral. Visa refletir sobre a articulação da educação a partir de quatro eixos norteadores: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia, promovendo uma formação humana e crítica diante do mundo do trabalho. Também busca a investigação das tendências pedagógicas contemporânea em educação, promovendo a reflexão sobre a formação de docentes, tendo como referencial teórico as categorias filosóficas do primeiro, segundo e terceiro movimentos da teoria crítica, fundamentada em Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Jürgen Habermas e Axel Honneth.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.