IFPR Goioerê participa do evento “Commedia dell’Arte day” – Campus Avançado Goioerê

Notícias

IFPR Goioerê participa do evento “Commedia dell’Arte day”

Publicado em

Copiado!
Commedia dell’Arte Day é uma celebração global sobre a tradição da  Commedia dell’Arte promovida pela SAT Associação Cultural como uma ação do projeto incommedia.it.
Este evento iniciou-se em 2010 para ser celebrado todo dia 25 de fevereiro. Os Objetivos da Commedia Dell”Arte Day são:
– Promover o conhecimento sobre a tradição da Commedia dell’Arte;

– Estimular o compartilhamento

sobre as experiências e pesquisas de diferentes expressões realizadas a partir da Commedia Dell’Arte;

– Demonstrar a existência de uma relação, internacional comunidade de praticantes da commedia.
O campus avançado Goioerê tem participado desde 2016 promovendo o conhecimento sobre esta estética teatral tão importante para o Teatro Contemporâneo. Para o aluno do segundo ano de informática, Matheus Uchôa, o evento “foi incrível”. Para ele, “ter a oportunidade de conhecer sobre a Commedia dell’Arte foi uma experiência marcante. Ter a oportunidade de conhecer alguns dos seus personagens foi espetacular. Saber que você, uma pessoa do interior do Paraná, teve acesso a uma coisa que está acontecendo no mundo todo, foi revolucionário”.
Abaixo, segue entrevista com o professor Marcelo Colavitto, professor de Arte do Campus, licenciado em Artes Cênicas e especialista em Commedia dell’Arte, que nos contou um pouquinho mais a respeito deste evento.
  • Em que consiste a “Commedia Dell’Arte Day” (explicar brevemente)? Que outros países participam (citar alguns)?

O evento” Commedia dell’Arte Day” é um esforço de alguns artistas de renome internacional (destaque para Dario Fo e Antonio Fava) em tornar a Commedia dell’Arte, patrimônio cultural imaterial da humanidade junto à UNESCO. Para isso há a necessidade de comprovar que tal estética teatral vem sendo praticada e estudada em diversos contextos culturais mundiais. O evento acontece como uma forma de fomentar a produção artística a partir da Commedia e registrar as atividades e espetáculos que acontecem a partir dessa temática. Pretende-se que o dia 25 de fevereiro seja considera como data oficial para comemoração do dia da Commedia Dell’Arte. Estados Unidos, Itália, Espanha, Austrália, Singapura, Inglaterra, Suécia, entre outros.

  • Como surgiu a ideia de participar do evento?

Em 2005, participei de um curso de formação em Commedia Dell’Arte em Reggio Emilia, Itália, com o mestre Antonio Fava. Neste evento, conheci um grupo de artistas que estavam convencidos da necessidade de valorizar e preservar a memória da Commedia como patrimônio da humanidade. Desde então, tenho recebido o convite para participar do evento e contribuir com este movimento de extrema importância para a cultura mundial.

  • Quem foram os organizadores (nome e cargo) do evento?

No IFPR, eu, Marcelo Colavitto, professor de arte do IFPR Goioerê, fui o responsável por organizar o evento, que ocorreu durante uma das aulas de regulares de arte para o 2º ano do curso Técnico em Informática.

  • Você sabe se outros campi do IFPR também realizaram atividades relacionadas ao evento?

O evento “Commedia dell’Arte day” aconteceu apenas no campus Goioerê e de fato, este ano, no Brasil, foi o único local que oficializou sua participação junto ao órgão internacional.

  • Por que essa participação foi importante para o campus?

Com a participação no campus Goioerê conseguiu uma projeção internacional junto aos artistas que se engajaram e contribuíram com o evento. Pesquisadores do mundo todo buscam informações no site do evento e poderão ter acesso ao registro das atividades que ocorreram no Brasil, dentro do âmbito do IFPR. Foi uma forma de colocar a cidade de Goioerê e o IFPR no mapa mundial no que se refere a movimentos culturais e, no momento em que a Commedia dell’Arte conquistar o status de patrimônio cultural imaterial da humanidade, junto à UNESCO, a participação do instituto entrará para a história, como ação importante e decisiva de valorização à cultura mundial.

 

Topo