Equipes de Goioerê estão entre as 10 melhores do Estado na 10ª ONHB – Campus Avançado Goioerê

Equipes de Goioerê estão entre as 10 melhores do Estado na 10ª ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História. A ONHB tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história. No Campus Avançado Goioerê, o Prof. Jhonatan é o orientador das 3 equipes inscritas, sendo a Equipe GALUMARI com as estudantes Gabriele, Gleicemara e Maria Luísa; Equipe LAMARRA com as estudantes Mariana, Laura e Rayne, ambas classificadas entre as 10  melhores do Paraná,  ainda a Equipe JIP – Jacobinos do Interior

do Paraná, com os estudantes Luiz Henrique, Eduarda Nakamoro e Stéphane Ariadne, estes chegaram até a 4ª fase.

Para o Prof. Jhonatan, “é uma das experiências mais exitosas em termo de ensino de historia entre universidade e ensino básico. Desde 2015 o IFPR Campus Avançado Goioerê participa e é visível a contribuição no desenvolvimento da consciência histórica e conhecimento dos estudantes com a participação na ONHB”.

A imersão no conhecimento e como os historiadores trabalham, é uma grande oportunidade aos estudantes, pois não recebem o conteúdo pronto, e sim possibilita o processo de construção do conhecimento histórico, aprendendo a analisar fontes históricas, questionamentos e análise das fontes como imagens, cartas, documentos, músicas, etc.

“Para nós do IFPR que temos uma perspectiva de ensino baseada na politecnia, que leva em consideração que o trabalho é o eixo organizador do ensino e do conhecimento, esta proposta é fantástica! Porque é exatamente isso que um professor deve fazer, desmistificar o conhecimento, demonstrando que existe trabalho humano por trás deste processo. Então o professor deixa de impressionar pela sua erudição e passa a ser aquele que desmistifica o conhecimento” conclui, Prof. Jhonatan.

O Campus Avançado Goioerê parabeniza a todos os envolvidos e fica na torcida pela classificação para a fase final, que deverá acontecer nas dependências da Universidade Estadual de Campinas.