Professor do IFPR Goioerê é um dos organizadores do livro “Paraná Insurgente” – Campus Avançado Goioerê

Notícias

Professor do IFPR Goioerê é um dos organizadores do livro “Paraná Insurgente”

Publicado em

Copiado!

Em 2016, quando mais de 1.000 escolas foram ocupadas por estudantes no Paraná. Incomodados com a representação limitada do passado local, cientes dos perigos de uma “história única” e certos de que era necessário encontrar meios de divulgar para um público amplo um pouco da história social produzida no e sobre o Paraná, o Professor Jhonatan Souza (IFPR) e Joseli Mendonça (UFPR) reuniram um time de 22 autores, entre jovens e experientes pesquisadores, de 11 instituições diferentes (UFPR, IFPR, UEM, UNIOESTE, UFFS, UNESPAR, UNICAMP, UFSC, UFBA, IFBA e Museu Paranaense) e diversas formações (História, Direito, Antropologia, Educação, Geografia etc.) para lançar um olhar não convencional para a história do estado.

O foco da coletânea são as lutas sociais no Paraná e os textos são escritos de forma didática, de modo a possibilitar a leitura para amplos públicos, incluindo estudantes do ensino médio. O rigor científico, entretanto, permanece: todos os autores são especialistas no temas sobre os quais escrevem. Segundo o professor Jhonatan, “Batalhamos recursos para permitir que o acesso ao e-book fosse gratuito, de modo que todos os professores, estudantes e curiosos na área de história pudessem entrar em contato, sem custos, com a obra”.

O e-book está hospedado na página do CEDOPE (Centro de Documentação e Pesquisa em História) da UFPR e pode ser acessado pelo link: https://www.humanas.ufpr.br/portal/paranainsurgente/paranainsurgente.html

“Não deixem de navegar, o livro está lindo! Logo, logo lançaremos a versão impressa também” salienta Jhonatan.

Topo