1ª Semana de Moda: FashionIF Goioerê – Campus Avançado Goioerê

1ª Semana de Moda: FashionIF Goioerê

IFPR Campus Avançado Goioerê, realizou entre os dias 21 a 26/11, a 1ª Semana de Moda. O evento, foi um verdadeiro sucesso e contou com a seguinte programação:

Terça-feira 21 (MANHÃ)

Na terça-feira, as atividades da semana de moda foram iniciadas com a Oficina de Maquiagem conceitual com a Maquiadora Karla Rosseto, que explicou aos alunos sobre os tipos de produtos, cuidados e como utilizá-los. Foi discorrido durante a oficina as diferenças entre maquiagem de beleza e maquiagem conceitual de moda, que tem objetivo de transmitir uma ideia, ou seja, um conceito. Após as explicações e esclarecimento de dúvidas, os alunos colocaram a mão nos pincéis e criaram maquiagens criativas, todas muito elaboradas e detalhadas.

A segunda oficina do dia foi ministrada pela Stilyst Isabela Morozini, que trouxe um pouco da sua experiência de moda para os alunos. Ela explicou sobre como a divulgação nas redes sociais é uma ferramenta indispensável hoje em dia e a forma correta de elaborar uma foto, como divulgar nas mídias digitais e redes sociais e a diferença de composições comerciais e conceituais. A parte prática da Oficina foi a elaboração de looks pelos alunos com as peças disponíveis para o Bazar FashionIF, além do acervo da Stilyst e de professoras do curso de Produção de Moda.

TARDE

No período da tarde, aconteceu a oficina de Sublimação (estamparia) ministrada pela Prof. Danila Sanches. Nesta oficina os alunos aprenderam como criar e executar estampas para a técnica de Sublimação, e o resultado foram surpreendentes!

Quarta-feira 22 (MANHÃ)

Na quarta-feira pela manhã, foi realizado um minicurso de Inkscape para os alunos, ministrado pela Prof Julyana Biavatti. O Inkscape é um programa de vetorização, ou seja, de desenho computadorizado, sendo de distribuição gratuita. Os alunos aprenderam sobre a operacionalização do programa e suas ferramentas, e ao final criaram seu próprio desenho.

20:00 IFOSCAR

No período da noite desta Quarta-feira 22 de novembro, aconteceu a Primeira Edição do IFOSCAR FEDERAL INSTITUTE ACADEMY – Best videoclipe performances awards, prêmio para os melhores videoclips produzidos pelos alunos do IFPR Goierê. Em clima de festa, com direito a tapete vermelho, roupa de gala e muitos flashs, foram premiados as categorias: melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor edição, melhor figurino, melhor maquiagem, atriz/ator revelação, melhor coreografia e melhor vídeo clipe.

Foram momentos de grande emoção, e comemoração, onde a ansiedade estava à flor da pele. Vibrando muito, os alunos torciam e ovacionavam os vencedores. As apresentadoras do evento, as superstar MiriAm Watson (Prof Miriam Patori) e Ingrid Gaga (Ingrid Machado) conduziram a noite de forma marcante (com direito a tradução simultânea).

Quinta-feira 23 (MANHÃ)

Palestra: Personal Stilyng, palestrante Isabela Morozini

A primeira atividade da manhã foi uma palestra sobre personal stiling, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre esta atividade, o que deve ser estudado, quais os estilos e como identificar o seu, através de um teste aplicado pela ministrante. Descobriram também sobre como identificar o tipo físico, realizando um atividade prática com tirada de medidas.

Na segunda etapa, a Stilisty trouxe para os alunos como trabalhar com o marketing nas mídias digitais e redes sociais. O foco da palestra foi como vender o produto, qual a melhor forma de expor de acordo com o público-alvo. Após as explicações e discussões sobre o tema, os alunos realizaram uma atividade prática onde tinham que montar um visual com as roupas do bazar, fotografar, e divulgar, com um texto atraente e informações sobre o produto.

TARDE

Oficina de Tingimento – Prof Gilson Croscato

A oficina de tingimento foi realizada no Laboratório de Textil da UEM, ministrada pelo prof Gilson Croscato, para alunos do curso de Produção de Moda do IFPR. Nesta atividade os alunos conheceram os químicos utilizados no processo de tingimento e como utilizar esses produtos. O Resultado ficou lindo!

Sexta-feira 24 (MANHÃ)

Na manhã da sexta-feira dia 24, os alunos realizaram uma visita técnica à fiação Goioerê. Conheceram todo o processo de produção do fio de algodão, as máquinas e equipamentos utilizados. Foi um momento muito importante de aprendizado para os estudantes de moda.

BAZAR FASHIONIF

O Bazar FashionIF foi tanto sucesso que ainda está recebendo compradores! O Bazar, organizados pelos alunos de moda e pela prof. Julyana Biavatti, conta com roupas, bijuterias, óculos e objetos para decoração, tudo com um preço bem especial. Os alunos organizaram o espaço e montam looks com as peças do bazar, mostrando que para ter estilo, não é preciso gastar muito!