Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Dia Nacional da Consciência Negra no Campus A. Goioerê

Publicado em 21 de novembro de 2017

Nesta segunda-feira, 20 novembro, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o IFPR-Campus Avançado Goioerê realizou uma série de atividades voltadas a reflexão sobre a história, cultura e condições atuais da população negra no Brasil.

O evento iniciou com uma palestra do engenheiro agrônomo e militante social Elson Borges dos Santos, o Zumbi, que refletiu sobre a condição histórica da população negra brasileira, com especial destaque para sua presença no meio rural. No período vespertino, foi exibido o documentário “Menino 23: infâncias perdidas no Brasil”, de 2016, seguido de debate entre os presentes. Encerrando o evento, três oficinas foram ofertadas à comunidade acadêmica.

A professora Joelma Montelares da Silva ministrou a oficina de Makulelê, os professores Miriam Pastori e Marcelo Colavitto regeram a oficina “Poesia negra africana e brasileira”, e, o professor Jhonatan Souza, coordenou a oficina “Paraná negro: histórias e silêncios”.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em território nacional desde 2003 e o dia 20 de novembro foi escolhido para simbolizar a efeméride por ser a data atribuída à morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Desde 2015, quando foi fundado, o IFPR-Campus Avançado Goioerê desenvolve atividades de reflexão nesse dia, reiterando nosso compromisso com uma educação que promova a igualdade e combata todas as formas de exclusão.

Quer ver as fotos deste dia? Confira aqui.

Galeria de Imagens